A final da Copa América 2019 colocou frente a frente as seleções do Brasil e do Peru. Em campo, uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, mas no fim, a superioridade brasileira prevaleceu sobre os peruanos. Com uma atuação dominante, a seleção comandada por Tite se consagrou campeã do torneio continental, para a alegria da torcida presente no Estádio do Maracanã.

O jogo começou equilibrado, com ambas as equipes buscando o gol. O Brasil teve algumas chances nos primeiros minutos, mas foi o Peru quem abriu o placar aos 15 minutos de jogo, com um gol de cabeça de Paolo Guerrero. O gol animou os peruanos, que passaram a pressionar e criar mais oportunidades. No entanto, aos 43 minutos, um pênalti a favor do Brasil mudou o rumo da partida. Neymar bateu com maestria e empatou o jogo.

No segundo tempo, o Brasil voltou determinado a conquistar a vitória. Logo aos 5 minutos, Gabriel Jesus marcou um gol de cabeça, após uma bela jogada de Everton. O Peru não se entregou e tentou reagir, mas esbarrou na sólida defesa brasileira. Aos 25 minutos, um novo pênalti para o Brasil, que Neymar converteu com tranquilidade, aumentando a vantagem para 3 a 1.

O Peru ainda teve a chance de diminuir o placar aos 40 minutos, com um gol de Cueva, mas era tarde demais. O Brasil administrou a vantagem até o apito final e pôde comemorar o título da Copa América 2019, o primeiro desde 2007.

A vitória brasileira na final foi fruto de uma atuação coletiva impecável. Neymar foi o destaque individual, com um gol e uma assistência, mas o time todo se doou em campo e mostrou porque é uma das principais forças do futebol mundial. Gabriel Jesus, autor do segundo gol, também teve uma grande atuação, com muita movimentação e participação nos lances ofensivos.

Com a conquista da Copa América 2019, o Brasil se reafirma como uma das seleções favoritas para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar. Tite contará com um elenco forte e experiente, liderado por Neymar, para buscar o hexacampeonato mundial.

Em resumo, Brasil e Peru fizeram uma grande final na Copa América 2019, mas a seleção brasileira foi superior e se consagrou merecidamente campeã. Neymar e Gabriel Jesus foram os destaques, mas o trabalho de equipe foi o grande diferencial da seleção canarinho. Parabéns, Brasil!